No site em francês, tive que explicar o carnaval de Salvador porque aqui as pessoas só conhecem Rio. Mas que o Carnaval seja no Rio ou em Salvador, ele sempre tá lá: o "abadá".
O "abadá" é o seu ticket para entrar num camarote ou para fazer parte de um bloco. Uma camiseta com mangas ou sem, com logos, que indicam de onde você é, à qual bloco ou camarote você pertence. Esse abadá evoluiu muito. Antes, os foliões usavam máscaras (como ainda acontence um pouco em todo o mundo). Nos anos 70, um uniforme vira obrigatório, a "mortalha", vestidos longos com capuz, um pouco como Scream! Por causa do calor, decidem tirar as mangas, o capuz, a mortalha se torna mais curta, etc. Sem parar de evoluir, é em 1993, que o abadá se torna o que ele é hoje (o bloco Eva, precisamente o cantor da banda "Asa de águia" vai trazer a novidade). Só um t-shirt um pouco comprido. Na época, tinha kits, com shorts para acompanhar o resto.
Mas para as mulheres, essa camiseta não é nem sempre glamour. Então o que elas fazem hoje?? Elas a personalizam. E virou uma verdadeira tradição antes do Carnaval, elas pensam até meses antes. Podemos cortar-lo e colocar o que a gente quiser. Uma única obrigação, o logo do bloco ou da marca deve estar visível.
Para os homens, nada é muito complicado, a customização é mínima.
Para as mulheres, as coisas se complicam, mas algumas realizam verdadeiras obras de arte.
Mas mesmo com uma simples customização o abadá pode ficar legal.
A personalização do seu abadá virou um verdadeiro comércio. Nos camarotes, costureiras estão à sua disposição para fazer uma customização rápida. Idéia legal! Nas fotos acima, podemos ver que tudo isso não é nada complicado para as Brasileiras, acostumadas com as camisetas. Mas e as gringas? Este ano, não gostei nada do que a Pamela Anderson fez com o seu abadá (isso não é novidade, ela nunca foi uma fashion girl), ainda mais do lado de Paris Hilton que arrazou ano passado.
Com um pouco de imaginação dá pra se destacar, até estando vestida igual às outras.
Fotos: site Contigo, site terra.com.br, site globo.com









0 comentarios:
Postar um comentário