terça-feira, 6 de abril de 2010

"Yves Saint Laurent, Tout terriblement"

A dois dias atrás, tive o prazer de assistir um documetário sobre a vida de Yves Saint Laurent. E como, neste momento, a moda é roupas boyfriend e cinturas altas, eu disse: e por que não falar sobre esse costureiro, inventor do smoking para mulheres ou ainda da calça cintura alta?


Yves Saint Laurent nasceu no dia primeiro de agosto de 1936 em Oran, na Argélia. Com 18 anos, o gênio precoce decidiu fazer um curso de desenho na "Chambre de la Haute Couture", em Paris. Três meses serão suficientes para que Christian Dior faça dele seu assistente modelista.

Após a morte súbita do seu mentor, YSL toma conta da "maison Dior", ele tem apenas 21 anos, e se torna o mais jovem estilista do mundo. Sua primeira coleção "trapèze" será um sucesso com um vestido inovador. Com o seu companheiro e associado Pierre Bergé, elle decide de ir mais longe, e em 1961, funda sua própria marca de Alta Costura.

Em 1966, ele cria o primeiro smoking feminino. YSL nunca escondeu que se inspirava nas roupas masculinas para tentar tornar a mulhar mais sensual. Ele não queria transformar essas mulheres em George Sand, reivindicadoras da igualdade dos sexos. Tudo o que ele queria, era que a mulher seja bela.

 
                O Vestido trapézio           O Smoking feminino

Suas viagens na Africa foram seguidas pela criação da primeira saharienne (jaqueta de safari). E sua paixão por esse continente foi confirmada por sua audácia de usar a primeira manequim negra nos seus desfiles em Paris.

O "grande" vai acumular as audácias e os escândalos, com sua blusa de musselina de seda transparente, ou ainda com a campanha do seu primeiro perfume "Y" onde ele posou nu. O gênio não vai parar de revolucionar, quebrando as regras da Alta Costura e confirmando seu estilo.

 
              O vestido Mondrian

Em 2002, o superdotado anuncia que está deixando a Alta Costura. "Eu decidi hoje de dizer adeus à essa profissão que eu amei tanto", disse. Foi Tom Ford quem o sucedou na "maison YSL". No dia primeiro de junho de 2008, o gênio constureiro morre em Paris.

Estilo andrógino e muito inspirado nos pintores tais Van Gogh, Picasso ou ainda Andy Warhol, Yves Saint Laurent sabia o que uma mulher precisava. "Gabrielle Chanel deu a liberdade às mulheres. Yves Saint Laurent deu à elas o poder!" (Pierre Bergé).

2 comentarios:

Tatiana Soares disse...

Adoroo o YSL! Apesar de poucas pessoas conhecerem essa pessoa brilhante, eu fiquei feliz em ler isso e saber que você tbm admira ele! Adorei o post, parabéns =)

Samara Alves disse...

Sempre o achei incrivel!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...